Programa "Criança Feliz".

Na tarde dessa quarta-feira, 16, a prefeitura municipal de Frei Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início ao projeto de capacitação dos profissionais responsáveis pela execução do Programa “Criança Feliz”.
O programa é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, e foi instituído por meio do Decreto nº 8869 de 05/10/2016.
Como exemplos de implantação das ações que garantem a proteção social das crianças estão os trabalhos que são realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que também são responsáveis pelo estímulo à participação social das crianças nos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos familiares (SCFV). E há ainda o trabalho realizado pelos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) que prestam serviços especializados para as crianças e outros cidadãos que tiveram os direitos violados.
O programa apresenta propostas com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos que necessitem e o fortalecimento dos vínculos afetivos e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças.
O público atendido pelo programa são crianças de 0 a 3 anos e gestantes, ambos beneficiárias do PBF (Programa Bolsa Família) e crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O prefeito Anderson Menezes destacou a importância do Programa Criança Feliz para o desenvolvimento e o futuro de crianças e das famílias que serão atendidas pelo mesmo. “A Secretaria de Assistência Social irá trabalhar para colocar muitas crianças e famílias inseridas neste programa social, pois sabemos que investir nas pessoas é o propósito da nossa gestão, principalmente nos pequeninos. Assim, podemos garantir que irão crescer saudáveis e com oportunidades”, disse o prefeito Anderson.